Em comunicado hoje divulgado, a Morningstar DBRS anunciou que confirmou os seus 'ratings' de crédito do CaixaBank, incluindo a longo e a curto prazo, tendo ainda subido as tendências ('trends') em todas as notações de estáveis para positivas.
"A avaliação intrínseca do grupo continua em A", acrescenta a Morningstar DBRS.
"A alteração das tendências para positivo de estável reflete essencialmente a confirmação pela Morningstar DBRS dos 'ratings' de longo prazo em moeda estrangeira e local do reino de Espanha em A e a alteração da tendência para positivo, de estável, em 31 de maio de 2024", explica a agência no documento.
Esta revisão em Espanha traduziu-se na melhoria da notação do grupo bancário, "uma vez que o grupo é predominantemente um banco doméstico, com mais de 93% dos seus ativos localizados em Espanha" e com mais de 90% das suas receitas a serem geradas no mercado espanhol.
A evolução, de acordo com a Morningstar DBRS, reflete ainda a "resistente qualidade dos ativos do grupo", depois da redução de créditos não produtivos, e também o crescimento da rendibilidade do grupo.
Segundo a Morningstar DBRS, para uma alteração da atual notação a longo prazo, seria necessário uma melhoria da notação de Espanha e uma manutenção de níveis sólidos de rendibilidade -- no caso de uma melhoria --, ou de uma deterioração da qualidade dos ativos ou se houvesse um 'downgrade' da notação soberana espanhola -- em caso de descida.
Leia Também: Lucros do CaixaBank crescem 25,2% no primeiro semestre para 2.675 milhões