Ponto por ponto. As medidas do pacote do Governo para o Emprego
Medidas estão dividas em vários programas. São eles o Iniciar, +Talento e +Emprego. Há ainda um programa que visa ajudar na integração de imigrantes.
© shutterstock
Economia Trabalho
O Governo aprovou, esta quinta-feira, um pacote de novas medidas dedicadas ao Emprego, focado em reter o talento e apoiar o emprego jovem.
As medidas foram anunciadas pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, que considerou que pese embora a taxa de desemprego esteja a recuar, continua a ser superior à taxa registada no geral da população.
Fique a par das diferentes medidas anunciadas para a promoção do Emprego:
Programa Iniciar
Apoio a Estágios Profissionais: Criar 6.500 estágios profissionais para desempregados com maior dificuldade de emprego, nomeadamente pessoas até 35 anos ou com deficiências.
Programa +Talento
Bolsas de Apoio. O Governo pretende criar bolsas de apoio de 65% do valor dos estágios, com duração de seis meses, e num total de 15 mil estágios.
Incentivo à contração sem termo, a tempo completo, com retribuição de entrada não inferior à de um licenciado na carreira geral de técnico superior na Administração Pública, num total de 2.500 contratos.
Programa + Emprego
Apoio financeiro à contratação sem termo desempregados inscritos no IEFP: A medida destina-se a pessoas desempregados há, pelo menos, três meses consecutivos, ou que pertençam a grupos com dificuldades de integração no mercado de trabalho. O +Emprego pretende apoiar 20.000 contratos.
Incentivo à contração sem termo, a tempo completo, com retribuição de entrada não inferior à de um licenciado na carreira geral de técnico superior na Administração Pública. A medida destina-se a jovens desempregados qualificados e contempla 2.500 contratos.
Programa Integrar
Este programa visa implementar, através de uma rede de parceiros coordenada pelo IEFP, de medidas que reforcem a integração dos imigrantes de Países Terceiros. Destina-se a Imigrantes de Países Terceiros inscritos no IEFP como desempregados
Leia Também: Dos agricultores e saúde ao emprego. O que aprovou o Governo?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com