Os alertas para o roubo de identidade ou dados têm vindo a ser cada vez mais - quer por parte de autoridades como a Polícia de Segurança Pública, ou mesmo do Ministério Público.
Os esquemas são variados, e é preciso ter atenção a alguns fatores, principalmente, quando usa o cartão de débito ou crédito. A DECO PROteste publicou um alerta no qual chama a atenção para uma destas técnicas, o 'carding', que envolve fraudes com cartões de crédito, que depois são usados por utilizadores com o fim de fazer compras para si próprios, para outros ou mesmo para venda na 'dark web'.
"O 'carding' consiste numa fraude com cartões em que os criminosos obtêm os dados usando a tecnologia para copiar os cartões ou fazendo os utilizadores caírem em algumas armadilhas. Com os dados do seu cartão, criam um cartão virtual para fazerem compras e pagarem serviços. Por vezes, são quantias pequenas, pelo que pode demorar a aperceber-se do roubo, mas outras vezes podem retirar muito dinheiro da sua conta", alerta a associação para a defesa do consumidor.
As 'janelas de oportunidade' dos cibercrimosos 'abrem-se' quando:
- Quando os utilizadores caem numa armadilha de phishing, em qualquer uma das suas variantes ('vishing', 'qrishing', 'bluesnarfing', 'smishing');
- Devido a falhas de segurança em determinadas páginas web, que deixam expostos os dados bancários dos seus clientes;
- Se colocarmos os dados do cartão numa página falsa;
- Ou, simplesmente, se utilizaram um leitor NFC (Near Field Communication) ou RFID (Radio Frequency Identification) para roubar os dados do seu cartão.
E como evitar o 'carding'?
- Suspeite de mensagens ou e-mails de que não está à espera ou cuja origem desconhece;
- Deixe os dados do seu cartão apenas em páginas seguras. Desconfie daquelas que não têm dados de contacto claros, que têm gralhas ou partes não traduzidas;
- Verifique se o site começa por “https” (em vez de “http”);
- Em caso de dúvida sobre a segurança de algum site, use a ferramenta da DECO PROteste para verificar se o site é seguro;
- Ative a autenticação de dois fatores para pagamentos com cartão;
- Não efetue compras ou pagamentos online em computadores públicos;
- Ao pagar em estabelecimentos físicos, não perca o seu cartão de vista;
- Pode usar uma carteira blindada contra sinais de radiofrequência, que protegem contra a captura de dados dos cartões contactless. Estas carteiras (ou porta-cartões) custam a partir de 5 euros.
Este atento à mais pequena quantia
A DECO PROTeste sublinha ainda que por vezes "são roubadas pequenas quantias de dinheiro", e que por isso deve verificar conta bancária regularmente para apanhar transações suspeitas. "Se detetar uma utilização fraudulenta do seu cartão, cancele-o o mais rapidamente possível e denuncie o possível roubo dos dados do cartão ao seu banco ou à entidade financeira respetiva e depois à polícia. Certifique-se de que tem os seus dispositivos e aplicações atualizados, pois assim estarão mais protegidos", rematam.
Leia Também: Mais de 80% dos portugueses utilizam meios de pagamento digitais