Segundo o sindicato, as alterações em vigor desde a semana passada têm motivado dúvidas e dificuldades dos contribuintes mas os trabalhadores do fisco não têm ainda informação sobre o assunto.
"A situação é aliás caricata dado que os trabalhadores da Autoridade Tributária (AT) têm recorrido ao manual de instruções disponibilizado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) mas ainda não têm em sua posse informação fornecida pela AT, porque, até ao momento a mesma nunca foi divulgada oficialmente junto das direções ou serviços de finanças", afirmou o sindicato, acrescentando que fica assim a ideia de que a OCC obteve mais informação do Governo do que os funcionários das finanças.
O STI disse que, com esta falta de formação, "quem presta o serviço público não tem a informação com a mesma qualidade e rapidez do que quem cobra pelos serviços prestados", considerando esta situação "mais uma prova da falta de consideração que o Governo tem pelos trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira".
A emissão de faturas no 'site' da Autoridade Tributária teve alterações recentemente, o que tem levantado dúvida pelos trabalhadores independentes.
Leia Também: Estudante deslocado? Eis o que tem de fazer para deduzir despesas no IRS