Está tudo a postos para a reunião da Comissão Permanente de Concertação Social desta quarta-feira e um dos assuntos mais discutidos será o aumento do salário mínimo nacional, cuja proposta aumentou 10 euros para os 870 euros brutos no próximo ano, segundo a informação avançada pelo Público.
Trata-se, então, de um aumento de 50 euros face ao valor em vigor neste momento (820 euros).
Esta proposta será discutida com as confederações patronais e com as centrais sindicais na reunião Permanente de Concertação Social marcada para esta quarta-feira, pelas 15h00.
No início do mês de setembro, falava-se num aumento do salário mínimo nacional para 860 euros em 2025.
O aumento vai além daquilo que previa o acordo de rendimentos celebrado pelo Governo de António Costa com as confederações patronais e com a UGT em 2022, que apontava que o salário mínimo a praticar em 2025 seria de 855 euros.
A reunião de Concertação Social será presidida pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e contará com a presença do Ministro de Estado e das Finanças.
Na agenda oficial da reunião indica que na ordem de trabalhos além da "valorização salarial", consta ainda o "crescimento económico" e outros assuntos.
Leia Também: Governo reúne-se hoje com parceiros sociais com foco nos salários