Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 0,70% e o alargado S&P500 recuou 0,19%, enquanto o tecnológico Nasdaq avançou escassos 0,04%.
O Dow Jones vinha de quatro recordes consecutivos em fecho de sessão e oito dias positivos em 10.
"Tivemos direito a uma bela sequência", comentou Tom Cahill, da Ventura Wealth Management, para quem chegou o tempo de alguma respiração.
Para este gestor de investimentos, "também houve a excitação antes dos números sobre a inflação na sexta-feira", com a incerteza a levar os investidores a tomarem precauções. "Não têm incentivos a movimentarem-se antes", sintetizou.
Os economistas esperam uma diminuição, em agosto, do índice de preços das despesas pessoais [PCE, na sigla em Inglês], o mais seguido pela Reserva Federal, para 2,3% em termos anuais, depois dos 2,5% de julho.
Para Tom Cahill, Wall Street vai procurar outras informações no relatório PCE, desde logo referentes ao consumo das famílias.
"O consumo resiste, mas se se ouvir os comentários dos empresários, o seu discurso é mais pessimista do que o que se vê nos indicadores" macroeconómicos, realçou.
Leia Também: PSI avança 0,43% com Jerónimo Martins a liderar subidas