Meteorologia

  • 04 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 26º

Onde usar? Como comprar? O essencial sobre o passe ferroviário de 20€

Fique a par das novidades do novo Passe Ferroviário Verde.

Onde usar? Como comprar? O essencial sobre o passe ferroviário de 20€
Notícias ao Minuto

04/10/24 08:13 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

Economia Transportes públicos

O prometido Passe Ferroviário Verde vai ser aprovado, esta sexta-feira, num Conselho de Ministros extraordinário. A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na Festa do Pontal, a rentrée política do Partido Social Democrata (PSD), em agosto. Mas, afinal, quanto custa? Onde é válido? Como comprar?

 

Quanto custa?

O novo passe ferroviário faz parte de um pacote de medidas na área da mobilidade e transição energética que estarão em cima da mesa do Conselho de Ministros de hoje e terá um custo de 20 euros mensais. Segundo explicou Montenegro, em agosto, "quem quiser ir de Braga a Faro, poderá ir por 20 euros por mês".

O passe tem o valor de 20 euros para 30 dias consecutivos de utilização, mas pode também ser adquirido para 60 e 90 dias, por 40 e 60 euros, respetivamente, e é carregado no Cartão CP que tem um custo de seis euros (três euros para estudantes).

Onde é válido?

De acordo com um documento da CP - Comboios de Portugal, a que a agência Lusa teve acesso, o Passe Ferroviário Verde será válido no serviço Intercidades e Interregionais, em segunda classe, e alguns comboios urbanos. De fora ficam os serviços Alfa Pendular e Internacional Celta, e a primeira classe dos serviços Intercidades e Interregional.

É possível usufruir do passe de 20 euros em Lisboa e no Porto?

Não. O novo Passe Ferroviário Verde vai permitir andar em todos os comboios urbanos de Coimbra, mas nos de Lisboa e Porto só fora das respetivas áreas metropolitanas.

De acordo com o documento, com o novo passe mensal de 20 euros será possível "viajar em qualquer percurso nos comboios Regionais e Urbanos de Coimbra, e na segunda classe dos Interregionais e Intercidades".

"Nos comboios urbanos de Lisboa pode viajar no percurso fora da área metropolitana (percurso Carregado - Azambuja), ao passo que nos do Porto o critério é o mesmo, sendo os percursos fora da área metropolitana 'Vila das Aves - Guimarães, Paredes - Marco de Canaveses, Paramos - Aveiro e Lousado - Braga', pode ler-se.

Como comprar?

É obrigatória a "reserva de lugar antecipada", mas com um limite de antecedência máxima de 24 horas. Será ainda permitido reservar lugar, sem custos, no máximo para duas viagens distintas por dia.

A reserva, segundo o mesmo documento, "terá de ser feita nas bilheteiras da CP e nas novas Máquinas de Venda Automática instaladas nas estações da área Metropolitana de Lisboa".

Passe Ferroviário no Intercidades implica reserva no máximo de 24 horas

Passe Ferroviário no Intercidades implica reserva no máximo de 24 horas

A utilização do Passe Ferroviário Verde, de 20 euros mensais, nos Intercidades prevê a reserva obrigatória de lugar com antecedência máxima de 24 horas, que tem de ser feita nas bilheteiras da CP ou máquinas de venda automática em Lisboa.

Lusa | 15:10 - 03/10/2024

Posteriormente - num prazo que o documento indica que será em breve - a reserva de viagem para o Intercidades ficará disponível na bilheteira online e na App da CP.

Leia Também: Passe ferroviário de 20 euros é aprovado hoje em Conselho de Ministros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório