Cotação do Brent regista maior ganho semanal desde outubro de 2022

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em dezembro fechou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 0,55%, para os 78,05 dólares, perante a possibilidade de Israel atacar instalações petrolíferas iranianas.

Notícia

© Getty Images

Lusa
04/10/2024 21:08 ‧ 04/10/2024 por Lusa

Economia

Brent

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, encerrou as transações a cotar 43 cêntimos acima dos 77,62 dólares com que tinha fechado a sessão na quinta-feira.

 

O Brent respondeu em alta pelo quarto dia consecutivo e encerrou a semana com o maior avanço semanal desde outubro de 2022, depois da subida superior a cinco por cento na quinta-feira, no seguimento de umas declarações improvisadas do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre o seu eventual apoio a um possível ataque de Israel às instalações petrolíferas do Irão.

O comandante adjunto da Guarda Revolucionária iraniana, Ali Fadavi, disse hoje a meios iranianos que, se Israel fizer este ataque, o Irão vai responder com ataque às instalações de energia e gás israelitas.

O Irão integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo [OPEP], representando três por cento da produção mundial, com 3,2 milhões de barris diários.

Porém, a OPEP assegurou esta semana que a sua capacidade de produção excedentária pode compensar uma perda total dos fornecimentos iranianos, se Israel destruir as instalações do Irão.

Leia Também: Petróleo continua a subir após revalorização de 5%

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas