O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, encerrou as transações a cotar 43 cêntimos acima dos 77,62 dólares com que tinha fechado a sessão na quinta-feira.
O Brent respondeu em alta pelo quarto dia consecutivo e encerrou a semana com o maior avanço semanal desde outubro de 2022, depois da subida superior a cinco por cento na quinta-feira, no seguimento de umas declarações improvisadas do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre o seu eventual apoio a um possível ataque de Israel às instalações petrolíferas do Irão.
O comandante adjunto da Guarda Revolucionária iraniana, Ali Fadavi, disse hoje a meios iranianos que, se Israel fizer este ataque, o Irão vai responder com ataque às instalações de energia e gás israelitas.
O Irão integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo [OPEP], representando três por cento da produção mundial, com 3,2 milhões de barris diários.
Porém, a OPEP assegurou esta semana que a sua capacidade de produção excedentária pode compensar uma perda total dos fornecimentos iranianos, se Israel destruir as instalações do Irão.
Leia Também: Petróleo continua a subir após revalorização de 5%