Quando fala em potássio, pensa imediatamente em bananas - em apenas uma há 422 miligramas (mg) deste mineral. O que talvez não saiba é que há um superalimento que contém potássio em doses mais elevadas, aponta a nutricionista e 'personal trainer' Aline Becker, em entrevista ao SportLife, referindo-se à batata-doce.
Com 542 mg de potássio por unidade, a batata-doce supera a banana. Uma porção de 80 g de batata-doce cozida condece 67 calorias, 16,3 g de carboidratos, 0,9 g de proteínas, 0,2 g de gordura e 14 mg de vitamina C.
Leia Também: Todos temos em casa o alimento que reduz o colesterol e protege o cérebro
Acrescentando que a batata-doce promove o aumento de massa muscular, Becker afirma que "é um dos carboidratos preferidos de quem cumpre uma rotina de treinos". "É versátil, tem fibras que ajudam na saúde intestinal e possui baixo índice glicêmico."
A quantidade de batata-doce consumida "depende da altura, peso e intensidade dos treinos de cada pessoa", sublinha. Para quem treina regularmente, com o objetivo de aumentar a massa muscular, "o ideal é que sejam consumidos entre quatro e sete gramas de carboidratos por quilo de peso corporal".
Leia Também: Três chás que evitam gases e melhoram a digestão. Cada gole é um alívio!