Congelar comida não só é um aliado da carteira, permitindo aumentar o tempo de conservação e aproveitar os restos, como, muitas vezes, pode ser um aliado da saúde.
Isto porque alguns alimentos conservam as suas propriedades por mais tempo, quando congelados, como é o caso dos legumes se não forem consumidos no dia da sua compra, mas também porque alguns se modificam e se tornam mais benéficos para a saúde.
É o caso do pão que, quando exposto a temperaturas negativas, reduz significativamente a resposta do açúcar no sangue.
De acordo com um estudo publicado na European Journal of Clinical Nutrition, citado pela Earth, congelar e descongelar pão altera a resposta da glicemia quando comparado com o pão fresco.
O pão é composto maioritariamente por amido. Quando é sujeito a temperaturas frias, o amido sofre uma retrogradação, processo que reordena a sua estrutura.
Esta alteração leva ao amido resistente, uma forma que o intestino delgado não consegue digerir totalmente. Este viaja então para o cólon, onde as bactérias intestinais o decompõem e libertam ácidos gordos benéficos.
Um dos principais subprodutos da decomposição do amido resistente é o butirato, conhecido por ajudar a criar um ambiente intestinal saudável.
Segundo a mesma publicação, alguns estudos associam-no a efeitos anti-inflamatórios que podem aliviar os problemas digestivos.
Leia Também: Como descongelar frango em segurança e rapidamente