Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Gastos das empresas com seguros de saúde majorados para efeitos de IRC

As despesas das empresas com seguros de saúde ou de doença dos trabalhadores vão ser majoradas em 20% para efeitos de IRC, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) hoje apresentada.

Gastos das empresas com seguros de saúde majorados para efeitos de IRC
Notícias ao Minuto

19:24 - 10/10/24 por Lusa

Economia OE2025

"Os gastos suportados com contratos de seguros de saúde ou doença [...] são considerados, para efeitos da determinação do lucro tributável, em valor correspondente a 120%", lê-se na proposta orçamental.

 

Esta medida vem juntar-se a outras contempladas no OE2025 que visam o desagravamento fiscal das empresas em sede do IRC, nomeadamente a descida das taxas de tributação autónoma sobre veículos, a descida da taxa geral do imposto, que baixa de 21% para 20% (e para 16% no caso das micro, pequenas e médias empresas para lucros até 50 mil euros).

Por outro lado, as empresas que apresentam prejuízos deixam de estar sujeitas ao agravamento das taxas de tributação autónoma.

O Governo entregou hoje no parlamento a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), que prevê que a economia cresça 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025 e um excedente de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e de 0,3% no próximo.

A proposta ainda não tem assegurada a viabilização na generalidade e a votação está marcada para o próximo dia 31, no parlamento.

Se a proposta de Orçamento do Governo PSD/CDS for viabilizada na generalidade com a abstenção do PS ou, em alternativa, com os votos favoráveis do Chega, será então apreciada na especialidade no parlamento entre 22 e 29 de novembro. A votação final global do Orçamento está prevista para 29 de novembro.

Leia Também: OE2025. Exportações cresceram 2,7% até junho, abaixo das importações

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório