O mau tempo dos últimos dias veio recordar-nos que o outono já chegou e que a chuva e o frio estão mesmo aí à porta.
Desta forma, já se começa a pensar na necessidade de preparar as nossas casas para esta estação do ano, pensando - perante as já muitas despesas que as famílias tem - numa forma de manter as casas quentes mas sem gastar muito dinheiro.
Em seguida sugerimos oito formas de o conseguir fazer:
Bomba de Calor: As bombas de calor funcionam através da troca de energia com o exterior, pelo que podem ser utilizadas para climatizar a sua casa tanto no inverno como no verão. Estes sistemas consomem eletricidade, mas consomem menos energia do que outros dispositivos, sendo muito mais eficientes.
Aquecedor a gás butano: Esta é outra alternativa mais económica para o aquecimento. Este tipo de aquecedor emite muito calor e pode aquecer divisões grandes num curto espaço de tempo. O preço de um fogão a butano é de cerca de 100 euros, dependendo do modelo, e não requer instalação.
Aquecedor a parafina: Consomem apenas 0,30 litros de parafina por hora, o que os torna uma das opções mais económicas, para além de serem limpos e silenciosos.
Aquecedores de halogêneo: São a escolha perfeita para quando se pretende aquecer um espaço pequeno. Contudo, apesar de serem baratos, consomem mais energia.
Lareira a Pallets: Os fogões a pallets são um sistema que funciona com madeira amiga do ambiente. As pellets são aparas de madeira derivadas de processos de fabrico e não são particularmente acessíveis.
Lareira: é um dos métodos mais tradicionais de aquecimento de uma casa. Neste caso é preciso ter em conta que é necessário ter acesso a lenha, pelo que são mais recomendáveis numa casa de campo. Além disso, a combustão gera gases e odores, pelo que será necessário instalar uma saída de fumos.
Aquecedor a óleo: O radiador a óleo é outra alternativa interessante devido à sua eficiência. O preço médio deste aparelho é de 70 euros e pode aquecer divisões grandes com pouco dinheiro.
Aquecedor elétrico: Este aparelho recorre à energia elétrica para funcionar, pelo que tema vantagem de poder ser utilizado em qualquer casa, uma vez que não requere uma instalação. A sua portabilidade é uma das vantagens mais notórias, que permite que viaje de divisão em divisão com relativa facilidade. Por norma, este tipo de aquecedor é mais económico no momento da aquisição, porém o seu consumo energético é maior.
Leia Também: Atenção aos relógios! Hora muda já este mês de outubro (mas no final)