Meteorologia

  • 28 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 19º

Crédito habitação: Tenho de aceitar o seguro de vida que o banco propõe?

Artigo patrocinado pela Poupança No Minuto

Se está a contratar um crédito habitação e se deparou com a exigência de subscrever um seguro de vida, saiba que esta questão tem algumas nuances. Conheça a lei em vigor relativamente ao seguro de vida do crédito habitação.

Crédito habitação: Tenho de aceitar o seguro de vida que o banco propõe?
Notícias ao Minuto

28/10/24 14:50 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

Economia Poupança no Minuto

Sou obrigado a contratar um seguro de vida com o crédito habitação? 

 

Quando contrata um crédito habitação, os bancos exigem que subscreva também um seguro de vida. Mas a questão mais frequente que surge é: Por lei, será que é obrigado a subscrever este seguro, aquando da contratação do crédito? 

A resposta é não. Por lei, não é obrigatório que tenha um seguro de vida para poder contratar um crédito habitação. Mas se é possível contrair um empréstimo hipotecário sem o seguro de vida? Também não. Os bancos não permitem que avance com o crédito habitação, caso não esteja protegido por este seguro. 

Ou seja, a palavra correta seria: o seguro é exigido, e não obrigatório. E porquê? Porque é uma forma de as instituições bancárias se protegerem do risco de incumprimento dos clientes, no caso de algum acidente que incapacite o mutuário de ganhar rendimentos e pagar o empréstimo, ou até mesmo no caso de morte. 

Se um cliente tiver um seguro de vida com contratação de coberturas de Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD), Invalidez Total e Permanente (ITP), e morte, ao acontecer um destes sinistros e seja acionado o seguro, o banco recebe da seguradora o valor em dívida do empréstimo. Assim, o empréstimo fica liquidado e a família fica livre deste encargo.

Tenho de fazer o seguro na seguradora do banco? 

Por norma, na proposta que os bancos sugerem primeiramente, é-lhe proposto que o seguro de vida exigido com o crédito habitação seja realizado com a seguradora associada ao banco. Isto porque, se optar por fazer o seguro dentro do banco, a entidade bancária pode oferecer condições melhores no crédito, como uma bonificação no spread (uma das taxas do empréstimo). 

No entanto, deve saber que, por lei, não é obrigado a fazer o seguro junto da seguradora do banco. Neste caso, não lhe pode ser sequer exigido que o faça.  

Segundo a legislação, o cliente pode procurar a solução de seguro de vida que mais se adeque a si. E, por isso, pode optar pela seguradora que lhe apresentar as melhores condições

Atente, porém, que o banco pode alterar as condições da proposta de crédito habitação, se escolher um seguro de vida noutra seguradora.  

Neste caso, deve sempre fazer contas: mesmo que o banco penalize o valor do spread, aumentando a prestação mensal que vai ficar a pagar pelo crédito, o valor que vai poupar contratando o seguro de vida numa seguradora diferente pode compensar. 

Por isso, avalie sempre qual o cenário mais compensatório, antes de tomar qualquer decisão. Pondere fatores como a poupança, mas também necessidades e preferências suas, e do agregado familiar, se for o caso. 

Se necessitar de ajuda para contratar o seu seguro de vida fora do banco, o Poupança no Minuto apresenta propostas e aconselha-o face à melhor, de forma personalizada e gratuita. Poupe-se a burocracias e a dores de cabeça! Simule já o seu seguro de vida aqui

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório