Retroatividade de tributação autónoma em norma de 2008 é inconstitucional

O Tribunal Constitucional declarou que a norma de 2008 que faz retroagir mudanças à tributação autónoma a janeiro desse ano é inconstitucional, num acórdão publicado hoje em Diário da República.

Notícia

© Reuters

Lusa
29/10/2024 12:59 ‧ 29/10/2024 por Lusa

Economia

Tribunal Constitucional

Em causa está o agravamento da taxa de tributação aplicável aos encargos dedutíveis relativos a despesas de representação e relacionados com viaturas ligeiras ou mistas, motos ou motociclos produzido, que entrou em vigor a 6 de dezembro de 2008, com uma norma a indicar que as alterações eram retroativas a 1 de janeiro desse ano.

 

Ora a Constituição dita que "ninguém pode ser obrigado a pagar impostos que não hajam sido criados nos termos da Constituição, que tenham natureza retroativa ou cuja liquidação e cobrança se não façam nos termos da lei".

Esta questão já tinha sido levantada em mais de três casos concretos, e a Constituição indica também que o Tribunal Constitucional "aprecia e declara, com força obrigatória geral, a inconstitucionalidade ou a ilegalidade de normas que tenha julgado inconstitucionais ou ilegais em três casos concretos".

Desta forma, este acórdão do Tribunal Constitucional "declara, com força obrigatória geral, a inconstitucionalidade da norma constante do artigo 5.º, n.º 1, da Lei n.º 64/2008, de 5 de dezembro, no segmento em que faz retroagir a 1 de janeiro de 2008 a alteração do artigo 81.º, n.º 3, alínea a), do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, introduzida pelo artigo 1.º-A da mesma Lei".

Leia Também: Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos enviados a contribuintes

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas