Tudo aponta para que a ceia de Natal deste ano seja a mais cara de sempre. Os preços dos alimentos têm sofrido sucessivos aumentos e à medida que se aproxima esta data festiva, os produtos característicos de Natal estão a ficar mais caros.
Na quinta-feira, noticiou-se que o Cabaz de Natal sofreu um aumento significativo com a tablete de chocolate (+44%), o bacalhau e o peru (+18%) a serem os alimentos que mais encareceram.
O estudo da DecoProteste revela que um cabaz com 16 alimentos essenciais usados na Consoada dos portugueses aumentou 4% face ao ano passado, custando agora 52,89 euros.
Para ajudar os consumidores a poupar o máximo possível nas próximas festas de Natal, o 20minutos compilou uma série de dicas que vão ajudar as famílias a planear melhor as refeições de Natal com amigos e familiares.
Ao todo são sete simples conselhos que se cumprir à risca pode ajudá-la a festejar esta data, sem gastos exagerados. São eles:
- Elaborar o Menu de Natal. Pensar no que vai confeccionar e ter em conta o número de pessoas que vai sentar à mesa. A proposta deve incluir entradas, prato principal, bebidas e sobremesa. Cumpra o menu à risca para evitar responder a caprichos desnecessários.
- Estabeleça um orçamento. Uma vez que saiba o dinheiro que quer gastar, veja se o menu que escolheu corrobora com o valor que quer gastar. Se não, terá que alterá-lo. Pode também optar por comparar preços em vários supermercados por forma a conseguir cumprir o seu menu, dentro do orçamento que estabeleceu.
- Faça as compras com antecedência. Assim que saiba o que quer cozinhar, compre os ingredientes que precisa, para evitar as subidas de preço de última hora. Se for necessário pode congelá-los.
- Aproveite os descontos. Quanto mais cedo estabelecer o que quer, mais oportunidade tem de procurar descontos e aproveitar todos eles.
- Substituta os alimentos mais caros. Ter um menu pomposo não significa que tenha de apostar em produtos caros. Tente substituir os produtos mais caros, por outros igualmente bons mas mais económicos. Se gosta de marisco, pro exemplo, pode trocar os perceves por camarão. Ou pode trocar a carne de vaca por peru ou porco.
- Opte por produtos da época. Comprar produtos da época é uma das formas mais fáceis de poupar, uma vez que estes são sempre mais baratos.
- Não encomende comida. Comprar comida feita em estabelecimentos comerciais, como restaurante, vai encarecer sem dúvida a sua conta. Opte por cozinhar em casa e seja o seu próprio chef.
Leia Também: Cabaz de Natal está mais caro. Alimentos para a Consoada custam quase 53€