O último fim de semana ficou marcado pela morte do fundador da Mango, Isak Andic, aos 71 anos. Com a sua partida, em que mãos fica aquele que é um dos principais grupos internacionais de moda, com cerca de 2.800 lojas em todo o mundo e 15.500 empregados?
Os herdeiros de Isak Andic são os seus três filhos. O homem controlava a sua empresa através de uma holding, que incluía também os seus descendentes.
São eles Jonathan, de 43 anos, Judith, de 40, e Sarah, de 27, que, com a sua morte, se tornaram também os herdeiros da empresa. De realçar que Jonathan é atualmente membro do conselho de administração e do comité de gestão.
Recorde-se que Isak Andic morreu no sábado, enquanto fazia uma caminhada com a família numa zona de montanha em Barcelona. O homem caiu de um penhasco, com uma altura de 150 metros, e não resistiu, segundo a imprensa espanhola.
Esta segunda-feira, realizam-se as cerimónias fúnebres do empresário.
Isak Andic era a quinta pessoa mais rica de Espanha, segundo a lista da revista Forbes, com um património líquido avaliado em 4,5 mil milhões de euros. Na Mango ocupava atualmente o cargo de presidente não executivo.
Andic nasceu em 1953, em Istambul, na Turquia. Mudou-se para Barcelona com a família aos 14 anos. Os primórdios da Mango remontam a 1984, quando Isak Andic, com a ajuda do seu irmão mais velho Nahman, abriu a sua primeira loja, que teve um enorme sucesso, no Paseo de Gracia, a famosa rua comercial de Barcelona.
A Espanha tinha acabado de sair de uma ditadura de décadas, que terminou com a morte do general Francisco Franco em 1975, e os consumidores estavam ávidos de roupas mais modernas.
A Mango tornou-se um dos principais grupos internacionais de moda, com cerca de 2.800 lojas em todo o mundo e 15.500 empregados, de acordo com o seu sítio na Internet.
Leia Também: Fundador da Mango morre após queda em caminhada com a família