De acordo com o Centro de Investigação Económica Europeia (ZEW), o índice de confiança dos investimentos na Alemanha situou-se em 15,7 pontos, mais 8,3 pontos do que no mês anterior.
"Com a aproximação das eleições antecipadas na Alemanha e as consequentes expectativas de uma política económica que encoraje o investimento privado, bem como a perspetiva de novos cortes nas taxas de juro, as perspetivas económicas estão a melhorar", afirmou o presidente do ZEW, Achim Wambach.
A instituição alemã explicou que os peritos continuam a esperar novas reduções das taxas de juro no próximo ano, depois de o BCE ter baixado as taxas em 25 pontos de base na quinta-feira, e que parecem considerar a recente subida da inflação "como um fenómeno temporário".
Em contraste com o aumento da confiança no investimento, a avaliação da situação atual na Alemanha caiu 1,7 pontos em relação ao mês anterior para -93,1, o seu nível mais baixo desde maio de 2020, no auge da pandemia do coronavírus.
No caso da zona euro, o sentimento entre os especialistas do mercado financeiro aumentou de 12,5 pontos em novembro para 17 pontos em dezembro.
No entanto, a avaliação da situação atual "está a deteriorar-se claramente", depois de o indicador ter caído 11,2 pontos em relação ao mês anterior, para -55 pontos.