Ações da Tencent e CATL caem após inclusão na lista negra dos EUA

As ações dos gigantes tecnológicos chineses Tencent e Contemporary Amperex Techonology (CATL) caíram esta terça-feira, depois de os Estados Unidos terem incluído as duas empresas numa lista de entidades consideradas próximas do Exército chinês.

Notícia

© Reuters

Lusa
07/01/2025 07:32 ‧ ontem por Lusa

Economia

Estados Unidos

Até ao intervalo da sessão, as ações da Tencent na Bolsa de Valores de Hong Kong tinham caído 6,79%, enquanto as da CATL, cotada na praça financeira da vizinha cidade de Shenzhen, caíram 2,75%.

 

A Tencent, criadora da popular rede social WeChat e da plataforma de pagamentos Alipay, é também a maior vendedora mundial de jogos de vídeo, com títulos como o conhecido "League of Legends" sob a sua alçada.

A CATL é o maior produtor mundial de baterias para veículos elétricos, com clientes importantes não só no mercado chinês, mas também entre as grandes marcas internacionais, como a norte-americana Tesla e a alemã BMW.

"Não somos uma empresa militar ou um fornecedor militar", disse um porta-voz da Tencent, em declarações ao portal norte-americano de notícias tecnológicas The Verge.

O porta-voz manifestou a disponibilidade da empresa para trabalhar com as autoridades norte-americanas.

Também um representante da CATL classificou a listagem como um erro, negando que a empresa esteja envolvida em atividades relacionadas com as forças armadas chinesas.

O The Verge observou que ambas as empresas vão tentar contestar a inclusão naquela lista.

A inclusão nesta lista não conduz automaticamente a sanções ou restrições, mas pode resultar em obstáculos aos seus negócios nos Estados Unidos, como aconteceu com o fabricante chinês de veículos aéreos não tripulados ("drones") DJI, que foi adicionado à lista em 2022.

Nem todas as empresas que entram na lista permanecem nela: a empresa de tecnologia chinesa Xiaomi foi adicionada em 2021 e retirada apenas alguns meses depois.

Leia Também: Exportações portuguesas para o Brasil crescem 19% em 2024

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas