Bancos moçambicanos tem mais crédito malaparado do que o recomendado

Mais de 40% do crédito concedido pelos bancos BNI e Ecobank estava em incumprimento no final de setembro e a maioria das instituições de Moçambique mantinha igualmente rácios acima dos 5% recomendados pelo banco central.

Notícia

© Lusa

Paulo Julião
29/01/2025 07:53 ‧ há 3 semanas por Paulo Julião

Economia

Moçambique

No relatório sobre os Indicadores Prudenciais e Económico-Financeiros, do Banco de Moçambique, o BNI -- que integra a lista do banco central de instituições com menos de mil clientes - fechou o terceiro trimestre com um rácio de crédito em incumprimento (NPL, na sigla em inglês) de 41,09%, mas que já foi de 52,4% no primeiro trimestre.

 

Entre os bancos comerciais da listagem do banco central surge igualmente o Ecobank, com um rácio de NPL de 43,78% (33,88% no primeiro trimestre), o Moza Banco, com um rácio de 23,69%, e o Access Bank, com um rácio de 17,92%.

Da lista divulgada pelo banco central, com base em dados fornecidos pelas próprias instituições financeiras, apenas o United Bank for Africa (UBA), First National Bank (FNB), Standard Bank e First Capital Bank (FCB) apresentam um rácio de NPL inferior ao recomendado (5%), respetivamente de 1,74%, 2,30%, 3,50% e 4,06%.

Já o Millennium BIM, um dos maiores do país e liderado pelo português BCP, viu o rácio de crédito em incumprimento no último trimestre chegar a 5,27%, enquanto o BCI, liderado pela Caixa Geral de Depósitos, atingiu 9,97%.

O governador do Banco de Moçambique, Rogério Lucas Zandamela, afirmou em novembro de 2023 que o setor bancário moçambicano estava "sólido e bem capitalizado", mas alertou que o crédito em incumprimento permanecia em níveis elevados.

Dados do banco central indicam que funcionam atualmente em Moçambique 15 bancos comerciais e 12 microbancos, além de cooperativas de crédito e organizações de poupança e crédito, entre outras.

Leia Também: Bolsa de Tóquio fecha a ganhar 1,02%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas