O anúncio surge no segundo dia de mesas redondas científicas organizadas antes da cimeira de Paris para a ação em inteligência artificial, que decorre segunda e terça-feira, e após o anúncio, em meados de janeiro, pelos Estados Unidos, de um plano de investimento em IA, denominado "Stargate", no valor de 500 mil milhões de dólares.
"Graças aos nossos investimentos e ao nosso apoio contínuo, estamos a fortalecer a posição de França como um 'player' global nesta área estratégica", disse o presidente executivo (CEO) da Bpifrance, Nicolas Dufourcq, citado em comunicado.
A Bpifrance, que já realizou várias rondas de angariação de fundos para 'startups' francesas especializadas em IA, especificou que os 10 mil milhões de euros seriam destinados a investimentos diretos e indiretos.
Os investimentos diretos irão tanto para 'startups' como para 'players' especializados em infraestrutura dedicada à IA ou nos componentes necessários ao desenvolvimento desta tecnologia, como 'chips'.
O envelope global destina-se também a "fortalecer a ação" do Bpifrance em fundos de fundos "franceses e internacionais", ou seja, fundos de investimento que investem eles próprios noutros fundos.
Leia Também: CEO do Santander Totta afasta compra de Novo Banco