Brasil marca cimeira dos BRICS para 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro

O Brasil marcou a cimeira do grupo de países conhecido como BRICS para 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro, centrada no desenvolvimento, cooperação e melhoria das condições de vida.

Notícia

© Reuters

Lusa
15/02/2025 23:52 ‧ há 3 dias por Lusa

Economia

BRICS

"Vamos tomar decisões muito importantes para o desenvolvimento, para a cooperação e para a melhoria da condição de vida de todos os habitantes desses países", disse o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no anúncio da realização da cimeira.

 

"Receberemos os chefes de Estado dos 20 países que integram o BRICS nas duas categorias, de membros plenos e parceiros", acrescentou o governante, referindo-se não só ao grupo original de 2009 composto por Brasil, Rússia, Índia e China, a que se juntou depois a África do Sul, mas também ao grupo ainda mais alargado, e que acrescentou mais seis países membros no ano passado: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irão.

Os outros nove países parceiros são Bielorússia, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

O Brasil assumiu a 1 de janeiro a presidência rotativa deste grupo, tendo eleito dois eixos centrais: a reforma da governação global e a cooperação entre países do Sul Global, de acordo com o 'site' da Presidência do Brasil.

Leia Também: Trump ameaça BRICS com tarifas de 100% caso "brinquem com o dólar"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas