Portugal registou o segundo preço médio horário de eletricidade em mercado grossista mais baixo da Europa em janeiro, segundo o Boletim Eletricidade Renovável elaborado pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) e divulgado esta quinta-feira.
"Portugal registou, ainda, de entre os mercados europeus analisados, o segundo preço médio horário de eletricidade em mercado grossista mais baixo a nível europeu, atrás da Noruega e juntamente com Espanha, refletindo o impacto positivo da elevada incorporação renovável na competitividade do mercado elétrico nacional e ibérico. Ao longo do mês, as renováveis proporcionaram uma poupança média na casa dos 185,35 €/MWh e uma poupança acumulada na casa dos 8.844 milhões de euros", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Os mesmos dados revelam que, no primeiro mês de 2025, a eletricidade gerada a partir de fontes renováveis representou 79,9% da produção total de 4 837 GWh em Portugal Continental.
"Este valor reflete a continuidade do contributo das tecnologias hídrica e eólica, em linha com os registos de janeiro de 2024", pode ler-se.
Leia Também: Produção na construção recua 0,9% na zona euro em 2024