"Notei sensibilidade por parte da administração e, aliás, também um compromisso. Que [os responsáveis] estão a estudar para, exatamente, a partir de 01 de março reverem os preços e a sua relação com os produtores de leite, tanto na ilha Graciosa, como na ilha Terceira", disse José Manuel Bolieiro aos jornalistas, em Santa Cruz da Graciosa, onde cumpre o primeiro dia da visita estatutária anual à ilha Graciosa.
Segundo o líder do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), no encontro também transmitiu que o objetivo é obter entendimento entre a indústria de laticínios e os produtores e a valorização do setor primário regional.
José Manuel Bolieiro adiantou que a empresa ficou de "fazer a avaliação do processo no sentido de aumentar o preço do leite a pagar ao produtor", sem adiantar valores concretos.
"Eu procurei (...) que tivéssemos produtos de valor acrescentado, uma economia produtiva pujante e que, na cadeia de valor, houvesse preço justo para todos, desde a produção à transformação [e] comercialização", explicou o líder do executivo açoriano aos jornalistas.
Mais de duas dezenas de produtores de leite da ilha Graciosa exigiram hoje o aumento do preço do leite pago ao produtor e sensibilizaram o Governo Regional para o problema.
Pelas 12:00 locais (mais uma hora em Lisboa), os produtores concentraram-se junto do aeródromo da ilha Graciosa e abordaram o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, e o secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, que cumprem uma visita estatutária de dois dias à ilha, acompanhados por outros elementos do executivo, a quem deram conta das suas preocupações.
Carlos Picanço, produtor de leite e elemento da direção da Associação de Agricultores da Graciosa, disse que a atual situação "é uma injustiça", indicando que a ilha "tem o preço mais baixo dos Açores e da Europa".
Segundo o produtor e dirigente, o leite é vendido na Graciosa a 37 cêntimos de euro o litro, sendo objetivo igualá-lo ao valor praticado nas outras ilhas açorianas, onde o valor médio é de 40,76 cêntimos de euro.
Na ilha Graciosa existem mais de duas dezenas de produtores de leite, que produzem cerca de oito milhões de litros por ano, destinados à produção de queijo da fábrica da Lactogal, segundo dados da associação do setor.
Leia Também: Produtores da ilha Graciosa reivindicam aumento do preço do leite