Ministro diz que chamar o agricultor de vilão é um "ataque inaceitável"

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, assumiu hoje que o agricultor não é um vilão e que isso são ataques inaceitáveis de quem quer exportar para Portugal os seus produtos.

Notícia

© Flickr/ José Manuel Fernandes

Lusa
26/02/2025 22:25 ‧ há 2 horas por Lusa

Economia

Ministro da Agricultura

"Peço para me enviarem todos os manuais escolares onde haja referências negativas aos nossos agricultores, porque isso é verdadeiramente inaceitável e a verdade é que há aí tentativas de dizer que o agricultor é o vilão ou que o consumo de vinho é uma coisa muito nefasta. Ataques e ataques inaceitáveis à agricultura e que nos prejudicam e que beneficiam outros que querem para aqui exportar os seus produtos. O agricultor efetivamente não é o vilão é aquele que mais defende a sustentabilidade", disse José Manuel Fernandes.

 

O ministro da Agricultura e Pescas falava hoje para uma plateia com mais de 600 profissionais, no encontro nacional de técnicos da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri).

Isto, porque, o presidente da Confagris, Idalino Leão, tinha pedido minutos antes ao ministro para usar da sua "influência para que de uma vez por todas os manuais escolares das crianças o agricultor deixe de ser o vilão".

"Nós somos os amigos", afirmou Idalino Leão enquanto defendeu que o que os agricultores fazem "é alimentação, é economia, é coesão, é turismo" e "gostava também que fosse educação, mas não é". "E digo isto com pena", referiu Idalino Leão.

José Manuel Fernandes disse que a Agricultura era "muito mais" do que disse o presidente da Confagri, porque também "é investigação, turismo, gastronomia, património, defesa do ambiente, produtividade e economia".

"Isto é para mim uma evidência. Temos todos de fazer um grande trabalho para que isto seja percebido por todos os grupos políticos, inclusive o meu. Todos. Ainda que haja alguns que alinhem em situações de desprezo da agricultura, algo que não consigo perceber", apontou.

O encontro nacional de técnicos da Confagris, "o mais participativo de sempre", segundo o presidente, Idalino Leão, decorre de hoje até esta quinta-feira numa unidade hoteleira em Mortágua, no distrito de Viseu.

Leia Também: Agricultores do Baixo Alentejo reivindicam reposição de apoios

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas