INE confirma ou revê hoje crescimento da economia em 2024

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirma, ou revê, hoje os dados do crescimento da economia portuguesa em 2024 que, segundo a estimativa rápida, terá sido de 1,9% em termos homólogos.

Notícia

© Lusa

Lusa
28/02/2025 06:47 ‧ há 5 horas por Lusa

Economia

INE

Segundo a estimativa rápida divulgada no final de janeiro pelo INE, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,7% em termos homólogos e 1,5% em cadeia no último trimestre de 2024.

 

O organismo estatístico avança que "o contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou no quarto trimestre, em resultado da aceleração do consumo privado".

Já o contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB "manteve-se negativo, refletindo o crescimento mais intenso das importações de bens e serviços em comparação com o das exportações".

No conjunto do ano 2024, a procura interna apresentou um contributo positivo para a variação anual em volume do PIB superior ao observado no ano anterior, "refletindo a aceleração das despesas de consumo final, tendo o investimento desacelerado".

Por sua vez, o contributo da procura externa líquida foi negativo, após ter sido positivo nos dois anos anteriores, tendo as importações de bens e serviços em volume acelerado, enquanto as exportações mantiveram um crescimento próximo do observado no ano anterior.

Este crescimento foi mais positivo do que o esperado pelo Governo no Orçamento do Estado aprovado em novembro, onde se antecipava que a economia ia crescer 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025.

Leia Também: Prazo para declarar salários dos trabalhadores domésticos acaba hoje

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas