Endividamento da economia acelera para 818,4 mil milhões em janeiro

Trata-se de um aumento de 4,4 mil milhões de euros.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/03/2025 11:00 ‧ há 5 dias por Notícias ao Minuto

Economia

BdP

Em janeiro de 2025, o endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) aumentou 4,4 mil milhões de euros, para 818,4 mil milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta segunda-feira. 

 

Deste total, 455,0 mil milhões de euros respeitavam ao setor privado (empresas privadas e particulares) e 363,4 mil milhões de euros ao setor público (administrações públicas e empresas públicas).

"O endividamento do setor público cresceu 4,0 mil milhões de euros, sobretudo, junto do exterior (+3,1 mil milhões de euros). Tal deveu-se, principalmente, ao investimento de não residentes em títulos de dívida pública de longo prazo. O endividamento do setor público aumentou igualmente perante as empresas (+0,5 mil milhões de euros), as administrações públicas (+0,3 mil milhões de euros) e os particulares (+0,2 mil milhões de euros)", pode ler-se no comunicado do BdP.

Já o endividamento do setor privado subiu 0,4 mil milhões de euros. "O endividamento dos particulares teve um incremento de 0,3 mil milhões de euros, principalmente junto dos bancos, por via do crédito à habitação. O aumento do endividamento das empresas privadas, de 0,1 mil milhões de euros, verificou-se junto do setor financeiro", aponta. 

Em janeiro de 2025, o endividamento das empresas privadas cresceu 1,6% relativamente ao mesmo mês de 2024. No mês anterior, tinha aumentado 1,2%.

A taxa de variação anual do endividamento dos particulares apresenta uma tendência de crescimento nos últimos 15 meses. Em janeiro de 2025, o endividamento dos particulares subiu 4,2%.

[Notícia atualizada às 11h06]

Leia Também: IRS em conjunto ou separado? Este guia da AT explica condições e limites

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas