Vai pagar? Há mais um Pingo Doce a usar IA para ler o seu tabuleiro

O Pingo Doce arranca com pagamentos por inteligência artificial (IA) em dois restaurantes Comida Fresca, o primeiro no Alegro Sintra desde segunda-feira e o segundo em Alverca, a partir de quinta-feira, disse à Lusa fonte oficial.

Notícia

© Getty Images

Lusa
08/04/2025 16:24 ‧ há 2 semanas por Lusa

Economia

Inteligência Artificial

Na segunda-feira, a cadeia do grupo Jerónimo Martins anunciou a abertura do novo restaurante Comida Fresca no Pingo Doce do Alegro Sintra, o primero em Portugal com caixas de pagamento 'self checkout' com IA, cujo sistema reconhece automaticamente os artigos que o cliente tem no tabuleiro.

 

Nesta localização, os clientes têm ao dispor "cinco caixas de pagamento 'self checkout', com inteligência artificial de última geração, desenvolvida pela 'startup' Retail Robotics Solutions, que identifica automaticamente os vários artigos que estão no tabuleiro, através do reconhecimento de imagem", refere o Pingo Doce.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do Pingo Doce disse que a solução vai começar a ser alargada a outros restaurantes Comida Fresca.

"Esta quinta-feira, dia 10 de abril, vamos reabrir a loja de Alverca, que foi alvo de renovação, e o restaurante Comida Fresca vai ter quatro caixas com esta solução de IA", referiu.

O sistema utiliza uma tecnologia avançada para reconhecer pratos da mesma forma que os humanos -- identificando padrões na forma, cor e textura. A cada pedido, a sua precisão melhora, garantindo uma experiência de 'checkout' sem falhas, eficiente e fiável, segundo a retalhista.

"Iniciámos este projeto há cerca de um ano com o foco principal em melhorar a experiência dos clientes durante o processo de pagamento nos nossos restaurantes. O uso de IA torna possível a implementação de soluções inovadoras que permitem melhorar a experiência dos nossos clientes em loja, o que neste caso se traduz numa redução do tempo despendido no registo e pagamento e consequente diminuição dos tempos de espera", afirma José Esteves, diretor de tecnologias de informação (IT) do Pingo Doce.

A IA "tornou-se uma das tendências globais mais influentes, estamos dedicados a fornecer ao Pingo Doce as soluções mais avançadas e inovadoras, que estão destinadas a desempenhar um papel fundamental num contexto em rápida evolução", acrescenta Dimitri Rodin, presidente executivo (CEO) da Retail Robotics Solutions.

Leia Também: Sistema 'lê' o tabuleiro. Pingo Doce lança novidade em restaurante

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas