Lula defende reforço de moedas locais entre membros da CELAC

O presidente brasileiro, Lula da Silva, pediu a expansão do sistema de pagamento em moeda local nas transações comerciais entre os países membros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

Notícia

© Lusa

Lusa
10/04/2025 06:16 ‧ há 6 dias por Lusa

Economia

Brasil

"A integração económica e comercial é essencial para proteger os países contra ações unilaterais", frisou na quarta-feira o chefe de Estado brasileiro durante o seu discurso na 9.ª Cimeira da CELAC, que se realiza na capital das Honduras.

 

"Para ampliar nosso intercâmbio, meu Governo está determinado a reativar o Convénio de Pagamentos e Créditos Recíprocos e a expandir o Sistema de Pagamentos em Moeda Local" afirmou.

Desta forma, o chefe de Estado brasileiro convidou os membros da CELAC a deixarem as diferenças de lado e a unirem-se em torno de três pilares: a defesa da democracia, a luta contra a crise climática e a integração económica e comercial.

A este respeito, lamentou que as trocas comerciais entre os países da CELAC representem apenas "14% das exportações da região".

O Governo de Lula da Silva, que preside este ano o grupo dos BRICS, tem defendido a utilização das moedas locais contra o dólar dentro do grupo.

Leia Também: Volume da exportação brasileira de café cai 25% em março

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas