O instituto alemão ZEW (centro de investigação económica europeia) informou hoje que o índice de confiança no investimento caiu 65,6 pontos em abril para -14 pontos, a queda mais acentuada nas expectativas desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022.
No entanto, a avaliação da situação económica atual da Alemanha melhorou ligeiramente, em 6,4 pontos, para -81,2 pontos.
"As mudanças erráticas na política comercial dos EUA pesam muito nas expectativas na Alemanha, que caíram acentuadamente", disse o presidente do instituto ZEW, Achim Wambach.
"Não são apenas as consequências que as tarifas recíprocas anunciadas podem ter no comércio global, mas também a dinâmica das suas mudanças, que aumentaram muito a incerteza global", acrescentou Wambach.
As expectativas económicas para a Alemanha e a zona euro refletem esta incerteza.
Os setores mais orientados para a exportação, como as indústrias automóvel e química, bem como a metalúrgica, a siderúrgica e a de engenharia mecânica, onde as perspetivas tinham melhorado recentemente, são afetados.
Os especialistas do mercado financeiro não preveem atualmente um aumento da inflação na Alemanha e na zona euro, o que dá ao Banco Central Europeu (BCE) margem para baixar ainda mais as taxas de juro diretoras e impulsionar o crescimento económico, de acordo com o ZEW.
Os mercados e os analistas esperam que o BCE baixe na quinta-feira a taxa de juro sobre os depósitos bancários, que se situa atualmente em 2,5%.
A taxa da facilidade de depósito, que é a taxa de juro que os bancos recebem quando depositam dinheiro no BCE durante a noite, tem sido a taxa que melhor representa a política monetária do banco central desde há algum tempo.
No entanto, as opiniões dos especialistas financeiros inquiridos pelo ZEW estão divididas quanto à necessidade de a Reserva Federal (Fed) flexibilizar a política monetária.
As expectativas para a economia da zona euro também caíram a pique em abril: o indicador baixou 58,3 pontos para -18,5 pontos.
A avaliação da situação económica atual na zona euro também se deteriorou, embora menos.
Leia Também: Autoridades da Alemanha autorizam Unicredit a adquirir 29,99% do Commerzbank