Amortizações superam emissões de títulos de dívida em 2,8 mil milhões

As emissões de títulos de dívida caíram em março e acabaram por ser excedidas pelas amortizações, em cerca de 2,8 mil milhões de euros, enquanto o 'stock' de ações cotadas emitidas em Portugal cresceu para 63,3 mil milhões.

Notícia

© Zed Jameson/Bloomberg via Getty Images

Lusa
17/04/2025 13:54 ‧ há 2 dias por Lusa

Economia

BCP

Segundo os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), o valor total de títulos de dívida emitidos por entidades em Portugal era de 303,1 mil milhões de euros em março, menos 4,5 mil milhões de euros que no final de fevereiro.

 

Esta queda deveu-se, maioritariamente, às "amortizações de títulos de dívida do setor financeiro, que excederam as emissões em 2,8 mil milhões", bem como à "desvalorização, de 2,8 mil milhões de euros, dos títulos de dívida pública".

Quase 60% do total de títulos foram emitidos pelas administrações públicas, cujo valor atingiu 180,8 mil milhões de euros.

No que diz respeito às amortizações, no final de março, estavam previstas, para os 12 meses seguintes, "amortizações de 42,3 mil milhões de euros, o equivalente a 13,6% do stock de títulos de dívida vivos (valor nominal) naquela data".

Já as amortizações de títulos de dívida previstas para o segundo trimestre do ano totalizavam 13,2 mil milhões de euros, "destacando-se as amortizações de títulos de empresas não financeiras, no montante de 9,2 mil milhões de euros, essencialmente papel comercial".

O BdP indica ainda que "no final de março de 2025, o stock de ações cotadas emitidas por entidades residentes atingiu 63,3 mil milhões de euros, mais 0,4 mil milhões de euros do que no final do mês anterior".

Esta subida resulta das valorizações das ações das empresas não financeiras e do setor financeiro, nos montantes de 0,1 e 0,3 mil milhões de euros, respetivamente, explica a instituição.

Leia Também: Procura de crédito à habitação sobe no 1.º trimestre face ao 4.º de 2024

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas