EDP Renováveis vende 49% de rede de parques eólicos por 160 milhões

Lisboa, 01 out - A EDP Renováveis anunciou hoje ter chegado a acordo com um fundo liderado pelo banco de investimento EFG Hermes para a venda de 49% de um conjunto de parques eólicos situados em França.

Notícia

©

Lusa
01/10/2014 07:49 ‧ 01/10/2014 por Lusa

Economia

França

Lisboa, 01 out - A EDP Renováveis anunciou hoje ter chegado a acordo com um fundo liderado pelo banco de investimento EFG Hermes para a venda de 49% de um conjunto de parques eólicos situados em França.

Em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa de energias renováveis refere que o acordo visa a venda de "uma participação acionista representativa de 49% do capital e respetivos empréstimos acionistas referente a um portfólio de parques eólicos em operação com 270 MW líquidos".

De acordo com a EDP Renováveis, o negócio permite um encaixe financeiro de 160 milhões de euros, o que leva a empresa a somar 1,038 mil milhões com venda de participações minoritárias em parques eólicos nos EUA e na Europa.

O fundo comprador é liderado pelo banco de investimento EFG Hermes, um dos maiores da zona do Médio Oriente e Norte de África, mas inclui também investidores do Conselho de Cooperação do Golfo.

Segundo o comunicado da EDP Renováveis, a venda da participação compreende 33 parques eólicos com 5 anos de vida média "que atualmente beneficiam de uma remuneração em regime de 'feed-in-tariff', ou seja, de um mecanismo que permite que a quem produza energia possa receber dinheiro da parte do fornecedor.

A empresa adianta ainda que está a executar uma estratégia de autofinanciamento "ao cristalizar o valor do 'cash-flow' futuro dos projetos", reinvestindo-o no desenvolvimento de outros objetivos de valor acrescentado.

"Incluindo a presente transação, a EDPR já executou cerca de 60% do seu objetivo cumulativo de 700 milhões de euros de rotação de ativos para o período de 2014-2017, encontrando-se bem posicionada para alcançar esse objetivo", acrescenta.

PMC // ARA

Noticias Ao Minuto/Lusa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas