O alívio do IRS só chega em 2016 para cinco milhões de portugueses

A redução no IRS só vai ser sentida por cerca de cinco milhões de contribuintes a partir de 2016, avança esta segunda-feira o Jornal de Negócios.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
19/01/2015 07:56 ‧ 19/01/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Fiscalidade

Os pensionistas e os contribuintes sem filhos só vão sentir os efeitos da redução do IRS no próximo ano.

De acordo com o Jornal de Negócios, que cita a consultora PwC, só aquando do reembolso do imposto, em 2016, é que a grande maioria dos contribuintes vai sentir na carteira a redução do IRS, isto, depois de uma análise levada a cabo às tabelas de retenção na fonte publicadas na passada segunda-feira.

A mesma publicação explica que para pensionistas e contribuintes sem filhos, as taxas de retenção na fonte mantêm-se o que significa que não há qualquer redução prevista.

“Não tendo havido mexidas nas taxas e nos escalões e tendo havido um aumento das deduções à coleta, toda a gente devia ter uma retenção na fonte inferior [à de 2014], não só quem tem filhos”, explicou ao Jornal de Negócios o fiscalista Manuel Faustino.

Dos cerca de cinco milhões de contribuintes, só cerca de um milhão terá uma retenção na fonte inferior. Os restantes só se vão aperceber da redução do pagamento do imposto no próximo ano.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas