Comerciantes aflitos com sacos. Têm de adiantar milhares ao Fisco

A denúncia é feita à rádio TSF pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal. Na véspera de os sacos de plástico começaram a ser cobrados aos consumidores, os comerciantes estão aflitos com os muitos euros que têm de adiantar às Finanças.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
12/02/2015 13:06 ‧ 12/02/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Fiscalidade

No próximo domingo (dia 15), os sacos de plástico começam a custar 10 cêntimos cada. Mas esta medida prevista no regime de Fiscalidade Verde está a deixar os comerciantes preocupados e aflitos.

Tudo porque, denuncia a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) que têm recebido várias queixas, não têm dinheiro para pagar antecipadamente às Finanças as taxas que vão cobrar aos clientes. E os sacos de plástico em armazém são muitos.

A lei prevê que quem paga a taxa e imposto de 10 cêntimos sobre os sacos de plástico seja o fabricante. Mas, no final de janeiro, o Executivo permtiu que fossem as empresas que já tinham sacos em armazém, e ameaçavam deitá-los para o lixo, a pagar esse imposto.

Acontece que ‘esta suposta solução’ está agora a tornar-se um problema, conta a rádio TSF. Após a medida aplicada pelo Governo, os fabricantes fizeram vendas agressivas, promoções e passaram informação errada aos empresários, que agora estão a braços com milhares de sacos.

A secretária-geral da CCP dá na antena da rádio o exemplo de um empresário de Évora que tem de pagar 40 mil euros pelos sacos que tem em stock, mais concretamente 400 mil sacos. O número pode parecer elevado mas não é. Explica Ana Vieira que “basta ter duas ou três lojas e os empresários compram grandes quantidades [de sacos], por vezes para anos, porque fica muito mais barato”.

Acontece que, há empresários sem liquidez para adiantar milhares de euros às Finanças e que não sabem quanto tempo vão demorar a recuperar esse dinheiro dos clientes.

Questionado pela TSF, o Ministério do Ambiente afirma que os comerciantes têm como alternativa: devolver os sacos aos fabricantes.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas