Troika quer 25 mil funcionários gregos despedidos este ano

Os chefes da missão da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) na Grécia exigiram, esta segunda-feira, ao Governo daquele país a elaboração de um plano detalhado que inclua a redução de 25 mil empregos no sector público até ao final deste ano.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto com Lusa
04/03/2013 20:35 ‧ 04/03/2013 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia

Credores

Os media gregos avançam que o elevado número de despedimentos foi uma das condições impostas pelos credores internacionais para a cedência de uma nova tranche a Atenas, no valor de 2.800 milhões de euros.

Como avança a agência Lusa, fontes do ministério da reforma administrativa da Grécia referiam, em declarações à imprensa local, que o ministério quer fazer destes funcionários públicos uma espécie de “reserva laboral”, isto é, que estes trabalhadores sejam retirados dos seus respectivos postos de trabalho com 60% do salário base, não sendo à partida despedidos. No entanto, estes funcionários acabam por ser demitidos se, no espaço de um ano, não conseguirem colocação num outro organismo estatal grego.

Estas fontes ministeriais admitiram também que este tipo de medidas já causou uma redução de 75 mil postos de trabalho, mas sem a necessidade de despedimentos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas