"Portugal nunca mais será o mesmo" depois do WebSummit

O Presidente da AICEP disse na quarta-feira, no inicio de uma viagem aos EUA para promover Portugal como nação tecnológica, que "Portugal nunca mais será o mesmo" depois de acolher em novembro o maior evento tecnológico do mundo.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
14/04/2016 07:08 ‧ 14/04/2016 por Lusa

Economia

AICEP

"Lisboa e Portugal entraram numa fase completamente diferente. Arrisco-me a dizer que Portugal nunca mais será o mesmo", disse à Lusa Miguel Frasquilho sobre a WebSummit, que deverá reunir cerca de 55 mil pessoas em Lisboa em novembro.

A WebSummit é um dos maiores eventos de tecnologia europeus.

"Portugal ganhou contra cidades como Amesterdão, Paris e Berlim. Mostrou-se mais competitivo. Isto é um excelente cartão de visita", explicou o líder da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Miguel Frasquilho participou na quarta-feira num encontro, em Nova Iorque destinado a investidores e empresários, que promove Portugal como centro de 'startups' e destino de investimento tecnológico.

Uma das novidades que o responsável apresentará em dezenas de encontros com investidores e empresários, em Nova Iorque e São Francisco, é o programa "Startup Portugal", que foi apresentado pelo governo em março.

"Temos agora ações específicas de apoio a estas empresas, de aceleramento e para tornar a sua vida mais fácil a vários níveis, com uma simplificação de procedimentos", disse.

As exportações de bens e serviços para os EUA duplicaram nos últimos cinco anos, registando um crescimento homólogo de 22% neste último ano e atingindo uma taxa de cobertura das exportações pelas importações de 266%.

"Mas ainda há um grande desconhecimento em relação a Portugal [por parte dos investidores]. Apesar dos EUA serem o maior investidor mundial, em Portugal nem surgem nos 20 primeiros. O sucesso das empresas exportadoras mostra que esse trabalho pode ser feito", defendeu.

O evento desta quarta-feira, com o título "Portugal, a new Start-up Nation", acontece num dos mais relevantes aceleradores de inovação de Nova Iorque, o Made in NY Media Center, e reúne representantes de empresas tecnológicas portuguesas, como Rui Lima Miranda, cofundador e presidente executivo da Nutri Ventures, Paulo Melo, sócio gerente da DoDoc, e João Maia, diretor executivo da RunTime Revolution.

Ainda na cidade, Miguel Frasquilho vai encontrar-se com diversos tipos de investidores, exportadores de produtos portugueses e será orador convidado numa sessão do "Think Tank Portugal", um encontro que reúne altos-executivos portugueses a trabalhar em empresas americanas e instituições internacionais.

No dia 19, já em São Francisco, Miguel Frasquilho participa num encontro no Hotel Fairmont que vai reunir jovens portugueses empreendedores, como Ricardo Oliveira, da ThousandEyes, Sofia Pessanha, da Unbabel, e Pedro Santos Vieira, da West to West.

O responsável vai ainda promover Portugal como destino de investimento em tecnologia de vários tipos em visitas a grandes empresas de Silicon Valley como a Google, a Apple e o Twitter.

Esta viagem de dez dias acontece no seguimento do maior ´roadshow' de investimento da AICEP em 2015, que aconteceu nos EUA em setembro, passando por Nova Iorque, Dallas, San Antonio, Los Angeles e São Francisco.

"Surgir como um destino de investimento nos EUA é um trabalho que precisa de continuidade. É preciso continuar a marcar presença", explicou Miguel Frasquilho.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas