Já está escolhido o CEO da Toshiba para o futuro. A garantia é dada pelo Wall Street Journal, que aponta o veterano gestor Satoshi Tsunakawa como sucessor do líder transitório, Masashi Muromachi.
A posição máxima de liderança na Toshiba tinha sido temporariamente assumida por Muromachi após a demissão do anterior presidente executivo Hisao Tanaka, provocada por um escândalo de contabilidade com efeitos nefastos nas contas da Toshiba.
Durante anos, a administração de Tanaka aumentou os lucros no papel, quando na realidade os ganhos eram bem menores; os investidores investiam na empresa com uma ideia errada e alguns meses depois de ser revelada a fraude, a Toshiba está numa situação muito difícil.
Satoshi Tsunakawa deverá assumir a liderança da empresa japonesa a partir do próximo mês, com uma lista de responsabilidades crescente. A Toshiba já vendeu negócios e subsidiárias às rivais Sony, Canon e Midea e cortou milhares de postos de trabalho, mas ainda assim o equilíbrio nas contas está longe de ser uma realidade.