Banco Popular vendido ao Santander por um euro

O Conselho Único de Resolução anunciou a transferência de todas as acções do Banco Popular para o Santander, esta quarta-feira.

Notícia

© Reuters

Anabela de Sousa Dantas com Lusa
07/06/2017 07:33 ‧ 07/06/2017 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

Economia

Resolução

A entidade espanhola equivalente à CMVM anunciou, através de um comunicado divulgado esta quarta-feira, que o Banco Santander adquiriu a totalidade do capital social do Banco Popular, “como resultado de um processo competitivo de venda organizado no âmbito de uma medida de resolução”.

A compra foi feita pelo valor de um euro depois de o Banco Central Europeu ter constatado a inviabilidade da instituição de forma independente e a fim de garantir a segurança dos depositantes do Popular.

"O Conselho Único de Resolução transferiu todas as acções e instrumentos de capital do Banco Popular Español para o Banco Santander", indica o comunicado.

Conforme é confirmado pelo Banco de Portugal, a decisão foi tomada pelo Conselho Único de Resolução, na qualidade de autoridade de resolução competente no quadro da União Bancária.

Como parte da operação, o Santander tem previsto realizar um aumento de capital de aproximadamente 7.000 milhões de euros, "que cobrirá o capital e as provisões necessárias para reforçar o balanço do Banco Popular", segundo um comunicado enviado à Comissão de Comissão de Mercado de Valores (CMVM).

O Banco de Portugal esclarece que "para o Banco Popular Portugal esta medida não implica qualquer alteração na atividade do banco português, que continua a operar com total normalidade, agora integrado num novo grupo bancário".

"Esta solução não contempla financiamento por parte de organismos nacionais e protege as poupanças confiadas ao Banco Popular Portugal, assegura a continuidade dos serviços prestados em Portugal e do financiamento à economia. A solução preserva, por isso, a estabilidade do Banco Popular Portugal e contribui para a salvaguarda da estabilidade do sistema financeiro português", acrescenta o regulador financeiro.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas