Os pais portugueses vão baixar, ainda que de forma muito reduzida, a semanada para os gastos dos filhos durante o período escolar, de acordo com um estudo do Observador Cetelem. Em média, a semanada vai baixar para 19 euros. Nos dois anos anteriores, os pais davam mais um euro aos filhos.
Já no caso dos adultos estudantes o valor médio semanal previsto para despesas com a educação ronda os 28 euros por semana. Também neste caso os números são mais baixos do que sucedeu nos últimos dois anos. Em 2015 os gastos atingiam os 34 euros e no ano passado as estimativas apontavam para 31 euros.
Em sentido oposto estão os pais com filhos em idade escolar que pretendem poupar para a educação destes. 48% dos inquiridos assumem querer tera uma poupança pra os filhos, um valor que compara com os 30% registados no ano ano passado.
Sem surpresa, baixou assim o número de pais que não têm poupança para os filhos, nem pensam ter. Aqui revertem-se os números: no ano passado 48% dos inquiridos nem sequer planeavam uma poupança, número que cai este ano para os 30%.