Os investidores estão a reagir negativamente às acusações de que a Facebook tem sido alvo nos útlimos dias sobre o 'roubo de dados'. De acordo com a agência Reuters, o valor de mercado da Facebook perdeu 55 mil milhões de dólares (aproximadamente 45 mil milhões de euros) em apenas dois dias.
Este sentimento está também a estender-se a outras empresas do setor, como à Twitter, devido ao 'medo' que estejam a caminho repressões pelo Governo e que possam restringir a recolha de dados, o que alimentou o crescimento das receitas do setor nos últimos tempos.
Em causa está a descoberta que a empresa de análise de dados britânica Cambridge Analytica se apropriou indevidamente de dados pertencentes a 50 milhões de utilizadores. Estes dados foram posteriormente transformados em perfis psicológicos para serem usados nas eleições presidenciais dos EUA, mais precisamente na campanha de Donald Trump.
No seguimento destas notícias, a Cambridge Analytica, anunciou na terça-feira a suspensão do presidente. Alexander Nix está suspenso com "efeito imediato na expectativa de uma investigação completa e independente", escreveu a administração da Cambridge Analytica, em comunicado.
Em resposta, a Facebook declarou-se "escandalizada por ter sido enganada" com o uso da informação pessoal dos seus utilizadores pela Cambridge Analytica e assegurou que "compreende a gravidade do problema".
A Comissão Federal do Comércio, dos EUA, abriu uma investigação à Facebook que poderá implicar uma multa milionária, perante as suspeitas de facilitar informação a uma empresa ligada a Donald Trump.