Já é possível entregar o IRS, mas será que deve fazê-lo?
A funcionalidade de entrega e simulação do IRS já está disponível no Portal das Finanças, tendo esse facto começado a circular através de contribuintes na quarta-feira. Mas, atenção, se não quer ter problemas com a declaração o melhor será esperar pelo início da data oficial.
© Reuters
Economia Impostos
O prazo oficial para a entrega do IRS arranca no domingo, dia 1 de abril, e durará até ao final de maio, mas essa funcionalidade já está, ao que parece, disponível no Portal das Finanças.
O Notícias ao Minuto questionou o Ministério das Finanças sobre esta informação, mas fonte oficial indicou apenas que o prazo oficial para a entrega do IRS começa no domingo. Ou seja, mantêm-se os prazos previstos.
Significa isto que não é aconselhável que os contribuintes optem por fazer a entrega da declaração antes do tempo, uma vez que, sabe o Notícias ao Minuto, os contribuintes que no ano passado efetuaram este passo mais cedo do que o previsto tiveram problemas.
A funcionalidade para a entrega da declaração do IRS já está disponível.© Reprodução do site do Portal das Finanças
Caso o contribuinte clique em 'entregar declaração' ser-lhe-á também possível simular o valor que terá de receber ou de pagar relativamente ao exercício de 2017. A partir de domingo, data oficial de início da entrega, estas opções deverão ser mais fidedignas, uma vez que o sistema poderá estar ainda em fase de testes.
Questionado pelo Notícias ao Minuto, Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, não vê, porém, grandes implicações caso os contribuintes submetam a declaração antes do prazo, uma vez que "até ao final do maio as pessoas poderão retificar" a declaração e a mesma será "validada sem problemas".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com