Manuel Marque esteve na semana passada à conversa com o Fama ao Minuto depois de ter participado numa ação de rastreio, através da realização de uma espirometria, que fazia parte da iniciativa ‘Viver com DPOC’.
Além de partilhar que estava "tudo dentro da média" após fazer o referido exame, o humorista contou que é “asmático”, doença que lhe causou maiores problemas quando era criança.
Esta foi a primeira vez que o comediante e ator realizou uma espirometria e afirmou que esta iniciativa é “maravilhosa”, pois a doença “não é brincadeira nenhuma”.
“Tem de se ter muita atenção e tem de se controlar. Fazer este exame gratuitamente acho uma ótima iniciativa”, destacou.
Durante a conversa, recordou ainda que deixou de fumar há dez anos e, por isso, quando recebeu o convite achou que seria uma boa oportunidade para “saber se estava tudo bem”.
Mas não ficou por aqui e confessou: “Eu sou hipocondríaco e quando fumava houve uma vez que fui fazer um raio X aos pulmões porque me tinha magoado nas costelas, e perguntei na altura ao médico se tinha detetado algum cancro. Ele disse que não mas que como fumava bastante, se não tinha estava num bom caminho”. Momento que o 'empurrou' para deixar de fumar. “Foi uma vitória enorme”, realçou.
O artista mantém na sua rotina o exercício físico e admite que hoje “sente que tem outra qualidade de vida”, além de “respirar melhor”.