Esta segunda-feira, o príncipe Harry encontrou-se na casa de campo da família real, em Sandringham, para a reunião de emergência convocada pela avó, a rainha Isabel II, e que contou também com a presença do pai, príncipe Carlos, e do irmão, príncipe William.
Imagens captadas pela imprensa mostraram que o duque de Sussex chegou ao local por volta das 11 horas da manhã. Por sua vez, William chegou pelas 13h45.
O encontro estava marcado para as 14 horas e terminou cerca de três horas depois, tendo Harry e Meghan recebido o "apoio" da realeza depois de uma longa conversa "construtiva".
No comunicado publicado na passada quarta-feira e no qual os duques de Sussex expressavam a sua vontade em "darem um passo a trás enquanto membros sénior da família real", ficara em aberto o que essa decisão iria implicar no futuro, nomeadamente se Harry e Meghan iriam ou não abdicar dos seus títulos.
Questões que se prevê serem esclarecidas ao longo dos próximos dias, sendo que "haverá um período de transição", segundo um comunicado do Palácio de Buckingham, emitido esta segunda-feira em nome da rainha Isabel II.
"Hoje, eu e a minha família tivemos discussões construtivas sobre o futuro do meu neto e da sua família. Apoiamos totalmente o desejo de Harry e Meghan de criarem uma nova vida como família. Embora tivéssemos preferido que eles continuassem a trabalhar como membros da Família Real em período integral, respeitamos e entendemos o seu desejo de viver uma vida mais independente como família", pode ler-se na mesma nota oficial.
A statement from Her Majesty The Queen. https://t.co/IVSyfeojqk
— The Royal Family (@RoyalFamily) January 13, 2020
De acordo com a imprensa britânica, este foi o primeiro frente a frente do príncipe Harry, de 35 anos, com a avó depois de ter anunciado a vontade de ter a sua "independência financeira" com mulher, Meghan Markle.
No final do encontro os jornalistas viram Harry, o seu irmão William e o pai de ambos, o príncipe Carlos, a deixarem separadamente a residência real de Sandringham, no leste de Inglaterra.
[Notícia atualizada às 18h06]