Os números da Covid-19 em Portugal registaram este sábado um novo e preocupante máximo. Em apenas 24 horas, o país registou 10.947 novos casos e 166 mortos. Números que levaram a que Portugal fosse considerado o país do mundo com mais novos casos por milhão de habitantes.
Nas redes sociais cresce a indignação perante os que continuam decididos a não cumprir o confinamento, em vigor desde sexta-feira.
Entre as figuras públicas destacam-se as reações e indignação de Maria João Bastos, Vasco Palmeirim, Eduardo Madeira, Pedro Ribeiro, Ana Guiomar, Iva Domingues ou Andreia Dinis.
Maria João Bastos:
"Calamidade. O pior dia desde o início da pandemia".
Ver esta publicação no Instagram
Vasco Palmeirim:
"Lembram-se das imagens chocantes vindas de Itália há uns meses? Pois. É para isso mesmo que caminhamos.
Somos o país do mundo com mais novos casos por milhão de habitantes. Repito: DO MUNDO. Em vez de pensarmos em como se podem contornar as regras do confinamento, embora pensar numa coisa muito simples. Ficar em casa. É só isso. Ficar em casa.
Saíram para votar antecipadamente? Votem, com segurança, e depois voltem para casa. Já morreu muita gente. E sim, vão morrer mais pessoas. Embora fazer a coisa certa?"
Ver esta publicação no Instagram
Iva Domingues:
"Agora sim, no nosso sistema numérico .
Se não estiveres a votar ou trabalhar, fica em casa, por favor".
Ver esta publicação no Instagram
Andreia Dinis:
"Isto é a nossa REALIDADE!!!! Aos 'chicos-esperto' que acham que há sempre maneira de 'furar' o confinamento, que acham que isto não é assim tão grave. Vejam o que se está a passar. RESPEITEM quem todos os dias dá o litro para salvar vidas. Andem para o lado, nas fotos, para ler o testemunho de um dos profissionais de saúde do nosso país. POR FAVOR protejam-se a vocês e ao próximo".
Ver esta publicação no Instagram
Eduardo Madeira:
"Conclusões da Crise
1 Requisição Civil imediata dos hospitais privados. É o que se faz em situações de guerra. E isto é uma guerra.
2 Hospitais de Campanha e forças armadas a auxiliar já.
3 Criar um voluntariado especial para quem quiser ajudar. Eu quero. Metam-me a lavar corredores, conduzir ambulâncias, a fazer o que for preciso. Antes isso que ficar aqui a teclar parvoíces, chuchar Netflix e a coçar os tintins. Fartinho desta merda.
4 calar o mini-Trump. Tirem-lhe o Twitter e o tempo de antena como fizeram ao outro. Sem apelo nem agravo.
5 Costa disse há meses que o país não aguentava outro Confinamento. Se o faz agora é porque não há outra saída. Ninguém está contente, mas as coisas são assim. E são assim aqui e em todo o lado. Ponto".
Ver esta publicação no Instagram
Ana Guiomar:
"Recebi esta fotografia hoje, e foi-me enviada pela minha mãe. Temos a sorte da minha avó com 85 anos estar em casa dela, perfeitamente independente e ser apoiada por nós em tudo o que for necessário para o seu conforto e bem estar. Hoje mais do que nunca precisamos de pensar neles! Precisamos de os PROTEGER desta PANDEMIA, precisamos de IR VOTAR para PERPETUAR A LIBERDADE que conquistaram e porque um dia ELES VAMOS SER NÓS! É impossível fazer futurologia, dizer que vai correr tudo bem e que não lhe vai acontecer nada, mas uma coisa é certa, vamos fazer todos os possíveis. Se todos cumprirmos o nosso dever já é uma grande ajuda. SOMOS O PAÍS NO MUNDO COM MAIS CASOS DIÁRIOS POR MILHÃO DE HABITANTES".
Ver esta publicação no Instagram
Pedro Ribeiro:
"Calamidade. Pior dia desde o início da pandemia. Portugal na linha da frente no número de casos por mil habitantes. Serviços de saúde em ruptura".
Ver esta publicação no Instagram
Veja Também os números deste domingo: Portugal regista 10.385 novas infeções e 152 óbitos nas últimas 24 horas
Leia Também: Sofia Ribeiro revoltada: "Ninguém diria que estamos em confinamento"