Sem dúvida que uma das pessoas que mais esteve no centro das atenções no funeral do príncipe Filipe foi a rainha Isabel II. E acabou também por ser 'protagonista' de uma das imagens mais marcantes.
Trata-se do momento em que a rainha está sentada dentro da capela de São Jorge, em Windsor, onde o duque de Edimburgo foi sepultado, este sábado, 17 de abril.
Isabel II estava sozinha na segunda fila, a duas cadeiras do segundo filho, o duque de York, e em frente ao seu herdeiro, o príncipe Carlos.
Noutra altura a monarca estaria perto da família real. No entanto, devido às restrições por causa da pandemia, todos os membros cumpriram as regras de distanciamento social.
A imagem captada da rainha sentada sozinha no funeral do marido começou desde logo a circular nas redes sociais, e algumas caras conhecidas portuguesas também fizeram questão de destacar tal retrato.
"Não tenho a ilusão de achar que o casamento da Rainha Isabel ll e do Príncipe Filipe foi o amor de uma vida. Talvez tenha sido um casamento à moda antiga. Onde as desilusões, a falta de paixão (que o tempo traz) ou mesmo uma traição pudessem dar lugar a um divórcio. Aqui, ao contrário das mulheres comuns da sua geração, não era ela que dependia dele. Ainda assim, por todas as razões da época e do cargo, nunca poderiam seguir caminhos separados. Provavelmente a resignação a esse facto fê-los escolher o companheirismo, o afeto, o respeito... Esta imagem da Rainha só, é de uma fragilidade que me comove", começou por escrever Ana Marque.
"O Amor tem muitas formas de se sentir e de ser vivido...", acrescentou. "Só para não gerar uma má interpretação... O AMOR... tem muitas formas de se sentir de se viver e de se reinventar numa relação longa... e isso sim é amor para toda a vida. Saber fazer das desilusões forças e dos afastamentos despertares", explicou de seguida.
"Aqui está a prova que qualquer Cinderela, Aurora ou Branca de Neve tem um 'viveram felizes para sempre' verdadeiro e real. É um caminho que se faz caminhando e tirando as pedras quando é preciso. Não duvido deste amor. Não imagino o vazio que vai no coração desta mulher hoje... não há palácio nem título, nem poder que o preencha", completou.
Ver esta publicação no Instagram
Por sua vez, Cristina Ferreira destacou o mesmo momento na sua página de Instagram e disse: "A mulher. Que, por acaso, é rainha".
Ver esta publicação no Instagram
Outras das figuras públicas portuguesas que não ficaram indiferentes ao funeral do príncipe Filipe foi Bruno Nogueira, que também partilhou nas stories da sua página de Instagram o referido retrato da rainha Isabel II.
Rainha Isabel II © Instagram Leia Também: As fortes emoções que ficam do funeral do príncipe Filipe