Foi divulgado esta quinta-feira o resultado do inquérito judicial que apurou que o jornalista Martin Bashir, da BBC, teve um "comportamento desonesto" para garantir uma entrevista com a princesa Diana em 1995, motivando horas depois uma reação oficial por parte do príncipe William.
O filho mais velho da princesa Diana diz através de um vídeo oficial que as falhas da BBC "contribuíram para o medo, paranóia e isolamento" da mãe.
O duque de Cambridge condena o comportamento de Martin Bashir, que usou documentos falsos e outras manobras para persuadir Diana a aceitar dar a entrevista, mas também os responsáveis pela BBC que nada fizeram perante os factos.
William lamenta que a entrevista tenha sido "grande contribuição para piorar o relacionamento" dos pais e que tenha prejudicado "inúmeras outras pessoas" e volta a reforçar que esta não deveria ser transmitida novamente.
O duque de Cambridge acrescenta ainda que se a BBC tivesse investigado adequadamente as queixas e preocupações levantadas pela primeira vez em 1995, a sua mãe "saberia que tinha sido enganada".
William carrega "uma tristeza indescritível" por saber que as falhas da BBC "contribuíram significativamente para o medo, paranóia e isolamento dos anos finais" de Diana.
Leia Também: Inquérito conclui que jornalista da BBC enganou a princesa Diana