Catarina Furtado partilhou durante o fim de semana um vídeo com um alegado gesto solidário. A apresentadora surgia nas imagens a cortar um pedaço de cabelo, juntando-se a vários rostos internacionais que fizeram o mesmo.
O objetivo deste gesto é mostrar solidariedade e alertar para os protestos que decorrem no Irão para pedir mais liberdade para as mulheres após a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, detida pela 'polícia da moralidade' por usar o hijab (lenço) de "forma imprópria".
Ainda que a sua intenção fosse a melhor, a verdade é que o gesto de Catarina Furtado não foi visto com bons olhos por muitos internautas. Através das redes sociais cresceu uma onda de críticas ao facto de a comunicadora ter cortado uma parte muito pequena do cabelo.
Catarina optou por eliminar a publicação em questão, mas nem assim as manifestações de desagrado deixaram de surgir e o nome do rosto da RTP1 até já está sem segundo lugar nas tendências do Twitter em Portugal.
Entre piadas a acusações de "ridicularizar um protesto" importante, são cada vez mais as publicações relacionadas ao polémico vídeo de Catarina Furtado.
Catarina Furtado ou de como ridicularizar um protesto! https://t.co/4TV9FQYo8m
— Paulo Santos da Cunha (@psantoscunha) October 9, 2022
O covid fodeu mesmo a cabeça a muita gente, a Catarina Furtado já tinha pouca inteligência, desta vez fritou https://t.co/2C5qWXkMfg
— Cris (Verus) (@verusonline) October 9, 2022
A Dora também se juntou à Catarina Furtado e até cortou um pouco mais do que as pontas! pic.twitter.com/nG1WxGZuQB
— Bilbia mt engarsada (@BilbiaOfissial) October 9, 2022
As campanhas publicitárias podiam pegar no vídeo no vídeo da Catarina Furtado e fazer um anúncio.
— Urso Tobias (@TobiasUrso) October 9, 2022
"Está farta de ter o cabelo com pontas espigadas? Não desespere! Use X! Em 2 semanas terá o cabelo como novo." pic.twitter.com/fkCVvgwfvw
Acredita tanto no teu ativismo que mal o primeiro coro de críticas surjam apaga a publicação de manifestação "simbólica" das redes. 🤦️ quem mais? #irão #CatarinaFurtado pic.twitter.com/vdyT6gPjBo
— Laura Freitas (@LauraSSFreitas) October 9, 2022
Ridículo, Catarina Furtado. pic.twitter.com/K5Wy8ue4l3
— Alves 🇺🇦 (@htsl100) October 9, 2022
Estou sem palavras, além de que demorei a perceber que era mesmo a Catarina Furtado. https://t.co/PtBtmpCfFr
— Isa (@soublimunda) October 9, 2022
Leia Também: Catarina Furtado junta-se a rostos internacionais em gesto solidário