Gilberto Gil foi vítima de ataques de ódio durante o jogo do Brasil no mundial.
No Qatar para apoiar a seleção canarinha, o cantor tornou-se alvo de insultos durante o jogo com a Sérvia assim que foi reconhecido por alguns adeptos brasileiros, todos eles apoiantes de Jair Bolsonaro.
A denúncia inicial foi feita por André Janones, deputado federal que nas últimas eleições integrou o governo de transição do então eleito presidente Lula da Silva.
"Vamos, Bolsonaro. Vamos, Lei Rouanet", iniciaram alguns em tom de ironia, enquanto o cantor caminhava em direção às bancadas do estádio." Vem, vem. Você ajudou o Brasil pra c... Vamos lá. Vai lá. Valeu, Lei Rouanet. Obrigado, filho da p...", acrescentaram ainda.
A nova onda da extrema direita é cometer crimes. É terrorismo, ameaça, injúria. O crime foi filmado, aparentemente o bandido se orgulha do que fez com Gilberto Gil (80 anos de idade), a quem presto toda a minha solideriedade. Vamos tornar o vagabundo famoso. Lixo humano, escória! pic.twitter.com/xTnFX3t9G8
— André Janones (@AndreJanonesAdv) November 27, 2022
O episódio rapidamente encheu as redes sociais e foram várias as personalidades brasileiras a declarar de imediato o seu apoio ao cantor.
Você sabe quem é o agressor de @gilbertogil ? pic.twitter.com/wWL65QgSVo
— Daniela Mercury (@danielamercury) November 27, 2022
Meu irmão na música e na vida, @GilbertoGil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos.
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) November 27, 2022
Entretanto, Gilberto Gil já teve oportunidade de comentar o caso. Através do Instagram, o artista agradeceu as inúmeras declarações de apoio que recebeu e classificou os ataques de que foi alvo como "estúpidos". "Os nossos agradecimentos, meu e da Flora, enfim por essa solidariedade diante dessa agressão, dessa coisa estúpida", afirmou.
Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio #GilbertoGil @Floragil2222 pic.twitter.com/Cr8iAFzvxN
— Gilberto Gil (@gilbertogil) November 27, 2022
Leia Também: Gilberto Gil homenageia Gal Costa e canta com gravação da artista