Jogador retira-se da seleção masculina após Rubiales não se demitir

Borja Iglesias anuncia decisão radical "até que as coisas mudem".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
25/08/2023 13:34 ‧ 25/08/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Espanha

Borja Iglesias, jogador espanhol que alinha no Real Betis, recorreu esta sexta-feira às redes sociais para anunciar que vai recusar qualquer chamada à seleção de Espanha enquanto Luis Rubiales continuar no cargo de presidente da Real Federación Española Fútbol, após este último ter anunciado que não se demite apesar de estar a ser alvo de várias críticas por conta do beijo polémico dado a Jenni Hermoso na final do Mundial Feminino. 

"Estou triste e desiludido. Como futebolista e como pessoa não me sinto representado pelo que se passou hoje em Las Rozas. Parece-me lamentável que continuem a pressionar uma companheira", começou por escrever Iglesias. 

"Vestir a camisola da seleção de Espanha foi o ponto mais alto da minha carreira. Não sei se em algum momento vou voltar a ser opção, mas tomei a decisão de não voltar à seleção até que as coisas mudem e que este tipo de atitudes não fiquem impunes. Por um futebol mais justo, humano e decente", vincou o avançado espanhol de 30 anos. 

Refira-se que o caso teve origem na final do Campeonato do Mundo, que decorreu na Austrália e Nova Zelândia, que a Espanha conquistou ao bater a Inglaterra por 1-0.

Na altura da entrega dos prémios, Rubiales, quando felicitava a comitiva pela conquista, beijou na boca Hermoso, dando origem a inúmeras críticas tanto em Espanha como internacionalmente, tendo mesmo levado a FIFA à abertura na quinta-feira de um inquérito disciplinar ao dirigente.

Rubiales, ao contrário do que se esperava, não apresentou a demissão na Assembleia Geral extraordinária do organismo, convocada para hoje, na sequência da polémica que o gesto desencadeou, com vários quadrantes a acusarem o dirigente de abuso e sexismo.

Leia Também: O momento em que Rubiales repete (aos berros) que não se demite

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas