Foi no início de maio que se ficou a saber de uma queixa contra José Castelo Branco apresentada ao Ministério Público e que o caso está a ser investigado.
Betty Grafstein, de 95 anos, deu entrada no Hospital CUF Cascais no passado dia 20 de abril e continua internada. E foi na unidade hospitalar que a designer de joias disse que tem sido vítima de agressão por parte do companheiro.
Na altura em que foi noticiada a queixa de violência doméstica contra a mulher, José Castelo Branco desmentiu e condenou a acusação alegando tratar-se de uma "calúnia".
Leia Também: José Castelo Branco diz que acusação vem de "inimigo de décadas"
Em chamada telefónica para o 'Linha Aberta', da SIC, referiu, na altura, que tinha continuado a visitar a mulher no hospital depois de a queixa ter sido apresentada.
Dias depois de o caso se ter tornado público, Abel Dias, amigo de Betty, esteve à conversa com Manuel Luís Goucha após ter denunciado alguns comportamentos de Castelo Branco, afirmando que o socialite é um "aldrabão convicto". "Ele era malcriado com ela, pouco atencioso", disse ainda.
Também Pedro Pico, que está neste momento a residir em casa de Betty em Sintra, divulgou um vídeo onde mostra uma discussão com Castelo Branco (e com agressões).
Na passada terça-feira, dia 7 de maio, quando estava a caminho do 'Dois às 10' para uma entrevista, José Castelo Branco foi detido para primeiro interrogatório judicial. Nesse mesmo dia foi levado para a GNR de Alcabideche e depois para o Tribunal de Sintra. Devido à greve na Justiça, o socialite acabou por regressar à GNR de Alcabideche cerca de duas horas depois porque o interrogatório tinha sido adiado.
Leia Também: Detido, Castelo Branco veio à janela. Advogado diz que "ele está animado"
O caso foi muito comentado em programas das televisões nacionais, como no 'Dois às 10'. No 'Casa Feliz' falaram com António Leal e Silva e Zulmira Garrido sobre a polémica.
José Castelo Branco passou a noite na GNR de Alcabideche e foi ouvido pelo juiz no Tribunal de Sintra no dia seguinte, na quarta-feira, dia 8 de maio. Também foi ouvida em tribunal a gravação do depoimento de Betty Grafstein, que disse sobre Castelo Branco: "Ele é um abutre e fez isto, ele empurrou-me, abanou-me, empurrou-me para a frente e para trás e fez uma grande cena e empurrou-me, foi ele que fez isto".
Entretanto, Castelo Branco foi libertado mas com medidas de coação. O negociador de arte fica sujeito a meios técnicos de controlo à distância (pulseira eletrónica) e está proibido de se aproximar de Betty.
Logo após sair em liberdade, conversou com a CNN Portugal e voltou a desmentir as acusações. "Jamais podia agredir a pessoa que mais amo".
Mas não ficou por aqui e, na manhã de quinta-feira, foi ao 'Dois às 10' para falar com Cláudio Ramos e Cristina Ferreira. Mas antes, conversou novamente com a CNN Portugal.
Já no 'Dois às 10', continuou a negar as acusações de violência doméstica e todas as outras queixas e informações que foram avançados contra o socialite, incluindo a suposta queixa que o filho de Betty teria apresentado há vários anos. Além disso, ouviu em direto o áudio de Betty e reagiu ao mesmo, reconhecendo a voz da mulher, mas insistindo que era "manipulação".
"Fizeram uma lavagem cerebral", alegou, referindo-se à companheira. "Os médicos quiseram-me afastar", disse ainda, alegando também que está a ser vítima de uma "cabala".
A polémica com Pedro Pico também foi comentada por Castelo Branco no programa das manhãs da TVI, tendo destacado: "Eu ia matar a Betty para casar com uma aventesma?".
Sobre o filho, Guilherme, disse que este "ficou muito triste" após a denúncia de violência doméstica e que "chorou copiosamente". De recordar que a agente de Castelo Branco já tinha partilhado com o Fama ao Minuto que Guilherme "está desolado".
Leia Também: Nuno Markl sobre Castelo Branco: "Tem sido um 'bully' para aquela mulher"
Na noite de quinta-feira voltou a falar, novamente para a CNN Portugal, insistindo que Betty caiu mais do que uma vez no dia em que foi internada e negando as acusações de agressão.
No meio de todas as informações sobre a detenção e acusação contra José Castelo Branco, noticiaram que o estado de saúde de Betty tinha piorado e, por isso, foi transferida para os cuidados intensivos do Hospital CUF Tejo na quarta-feira, dia 8 de maio.
Leia Também: Joana Marques 'acompanha' caso de Castelo Branco e reage a entrevistas
Leia Também: Caso de Castelo Branco leva internet a recordar vídeos antigos do casal