Manuel Luís Goucha foi um dos grandes vencedores da gala dos Globos de Ouro que aconteceu este domingo, dia 29 de setembro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Costuma-se dizer que 'à terceira é de vez' e foi precisamente à terceira nomeação que o apresentador, de 69 anos, levou um globo na categoria de Entretenimento.
Já chegado a casa, o comunicador aproveitou para agradecer o apoio e carinho do público.
"OBRIGADO!... A quem um vez mais me nomeou. À SIC. Às equipas com quem tenho trabalhado. Ao público, muitos a acompanharem-me há mais de 40 anos", começa por dizer.
Entretanto, faz uma reflexão de crítica social: "Parabéns a todos artistas nomeados e premiados, presentes e ausentes. Os verdadeiros agentes de mudança, de luta e de liberdade, através do que cantam, escrevem, representam, criam… A liberdade não floresce na raiva, no ódio e muito menos na ignorância".
No fim, Manuel Luís Goucha revelou onde iria colocar o prémio: "Perguntavam-me, entre diversas questões, onde estaria a pensar colocar o Globo, acabei de chegar a casa e naturalmente coloquei-o na minha secretária de trabalho. Assim ao sentar-me daqui a algumas a preparar o meu regresso de férias ao olhá-lo terei a certeza que honrá-lo-ei procurando ser, em cada dia, melhor".
Em entrevista ao Fama ao Minuto, Manuel falou ainda da mãe, Maria de Lourdes Sousa, que morreu este ano e a quem dedicou a vitória: "Mamã, ganhei o Globo". Goucha vence prémio de Personalidade do Ano